sábado, março 18, 2006

ESTÓRIA SEM COMEÇO

Muita espera, quande enfim começa o novo. Seria hora de um daqueles festins com música (tambores comemorando a estréia), comida (carne para agradar até vegetarianos), bebida à vontade e essas coiseras tradicionais. Más, afinal o que é um começo. Pensei comigo mesmo e descobrir que começar é igual a reiventar o nada. Do nada apenas o nada consegue emergir. Pra que do nada entendeu nada, digo que é impossível construir uma casa sem solo para assentá-la.
Todo começo principia antes de seu princípio, o começo tem um começo que o antecede e que é antecedido por outros começos. Nem uma estória começa em um ponto delimitado (talvez por isso não exista ponto inicial, só o ponto final é utilizado), há sempre um pressuposto, sempre se pressupõe um contexto histórico.
E a idéia de começo? Ela varia com a opinião das pessoas. Quando começa, por exemplo, uma festa? Para os convidados, na hora da comida. Para os donos, durante a preparação. Para os empregados, a festa não começa pois ela é um trabalho. As opiniões variam mais se a festa for de casamento. Os românticos dizem que a festa começa com o primeiro ósculo virginal dos pombinhos puros. Para o padre, a festa começa depois da benção do espírito santo. Para os padrinhos, a festa começa após ter sido paga a última prestação dos presentes. Para os noivos (ah, os noivos!), a festa começa depois da festa, durante a lua de mel.
Se uma mera festa pode divergir a opinião de pessoas, o que dizer de assuntos pôlemicos, como o início de uma nova vida humana, o começo do universo, a origem (e os culpados) de uma guerra. Quem tiver maior poder de dominação impõe sua idéia, e assim a idéia de começo começa a ser iniciada.
Final. Se alguém acreditar no texto, será um bom começo?

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Tungs! Tá se superando! Começou do nada e terminou no nada do princípio niilista! Até parece a minha professoras de Estudos Clássicos! hahahaha! Já não era sem tempo! O blog já tava começando a juntar teia de aranha!!! Bom. Mas o finalzinho ficou bem interessante. Gostei mesmo!
Abraços! Depois eu volto e escrevo mais umas coisinhas.

18/3/06 10:01 PM  
Blogger Gui disse...

Olá!!
Olha, foi um ótimo começo pro blog!
Foi um começo?
Ou foi simplesmente o final?
Porque o seu post não teve começo hoje
Ele teve um começo aos 26 de março de 1988, certo?
E o que originou o começo do seu post surgiu bem antes disso...
Parabéns!
O final do seu post sem começo ficou ótimo!!
hahahahaha
Espero mais posts logo!

18/3/06 11:54 PM  
Anonymous Anônimo disse...

ops... tinha postado no lugar errado
.
Voce espera um comentario disto?
nao seria pedir d+?
um começo prolixo.....
..... um fim pro lixo....
mas ta boa a tentativa de ser uma especie de texto com algum significado..... bem deixando de zueira..... espero que seja um blogue legal e quem sabe ate instrutivel..... abraçaum

19/3/06 4:12 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

17/5/06 3:20 PM  

Postar um comentário

<< Home