segunda-feira, março 20, 2006

Manifesto neopós.

Está na hora de elucidar o movimento artístico neopós: ele é virtual (não por usar caracteres da internet, mas por não ter caracteres definidos). Sim, o neopós não existe, seu manifesto deveria ser um combate à página em branco.
Para continuar um pouco de etimologia: o "neo" que dizer novo e é muito utilizado para se referir ao que vem depois (neoarcadismo, neodarwinismo, neo-mordenismo). O "pós" significa "que vem depois" e é usado muito para tentar nos convencer que nada é novo. Vivemos no pós-guerras, na sociedade pós-industrial, na fase pós-moderna, enfim no pós-tudo. Acho que somos pós-humanos.
É nesse contexto que vem a página em branco do neopoísmo. A página em branco do fim do livro. O mundo não acabou, muito há por vir, é dada a hora de tomar consciencia que somos personalidades da história. (Não quero me candidatar´, quero mostrar aos crentes que o mundo não acabou no ano 2000).
A página em branco faz referência à paz que pensam que atingimos. A paz é não viver em guerra. Se vivemos no pós-guerras, vivemos na paz?
A página em branco representa a falta de assunto, ilusão de que tudo já foi discutido. Acabou-se os temas de nossa nova idade sem novidades. O tédio que alienia o homem.
O neopós não é estilo não é nada. Só o conbate ao sentimento de quem acha que vivemos no neopós (a expressão é irônica), na época de folhas em branco.

1 Comentários:

Blogger Gui disse...

Parabéns!!
Mário de Andrade ficaria orgulhoso de você!! c[=
Sem mais comentários...
Neopoísmo roxxx
É neopoísmo ou neoposismo?
[=

21/3/06 7:21 AM  

Postar um comentário

<< Home